Funcionamento
As reuniões ocorrem todas as terças-feiras à noite. Os Irmãos que quiserem nos visitar em nossa oficina, certamente nos honrará com a presença e terão uma boa acolhida.
UNIÃO E JUSTIÇA.
UNIÃO - Associação ou combinação de diferentes coisas, de modo a formar um todo: a união da alma e do corpo.
Casamento, matrimônio, consórcio. Justaposição, junção, contato. Ligação ou combinação de esforços e de pensamentos: a união faz a força.
Reunião de diferentes pessoas que, embora tenham pensamentos diversos e gozem de autonomia para se expressarem, como homem livre e de bons costumes.
JUSTIÇA - A vontade firme e permanente de dar a cada um o seu direito (justitia est constans et perpetua voluntas jus suum cuique tribuere). É uma das noções mais difíceis de definir. É idéia e sentimento, não se sabendo até hoje se é mais uma coisa do que outra. É o ideal que persegue todo o direito, e o fato de ter havido e haver direitos injustos, não destrói esse ideal. Há pessoas que acham que o direito nada tem a ver com a justiça. Outros dizem que é impossível saber se uma ordem jurídica é justa usando conceitos éticos. Terceiros consideram que a justiça nem é um conceito, mas apenas um pseudo conceito. Todos concordam que é um tema desesperador, inclusive por motivo das variações históricas da idéia da justiça. Para os gregos, para só citar um exemplo indestrutível, a escravidão era uma instituição justa. Justiça é virtude, liberdade, igualdade, racionalidade, boa vontade, boa fé, humildade ante a finitude da vida humana, moderação, etc. É tudo isso e mais do que isso. Hegel tem uma frase que dá a idéia exata da complexidade da justiça: o drama não é a luta entre a justiça e a injustiça, é a luta entre dois direitos igualmente justos. A justiça não é um dom gratuito da natureza humana, ela precisa ser conquistada sempre porque ela é uma eterna procura.